Buscando referências para marketing de franquias? Estamos aqui para te ajudar! Reunimos 5 ideias bem difundidas em diversos mercados e adaptamos para a realidade do franchising. São oportunidades perfeitas para você que quer ter mais previsibilidade em suas vendas, dependendo menos de sazonalidade ou talento individual da equipe de vendas. Vamos lá!
Essa ideia é uma junção de duas técnicas: a Rede de Afiliados – grupo de pessoas ligados à sua marca, podendo ser influencers ou não, que possuem links de compra e/ou códigos de desconto e são remunerados de acordo com as vendas geradas – juntamente com os micro influenciadores, que são influencers que falam com públicos mais locais (cidades, estados).
Essa ação é poderosa, pois utiliza do fator humano da indicação, conhecido por aumentar consideravelmente as taxas de conversão. Sem falar na capacidade dos micro influenciadores que, apesar de ter um menor número de seguidores que as grandes estrelas, costumam ter alto engajamento com o público que atingem.
Mas atenção: existem alguns pontos que exigem uma sintonia fina para que a ação seja bem sucedida:
Agora é com você: escolha os afiliados, desenhe uma proposta FORTE e veja os resultados chegando!
Tenho certeza que a sua franquia é uma ótima oportunidade e que você tem muito conhecimento de operação para compartilhar. Contudo, seu futuro cliente tem dores mais abrangentes do que isso. Apresentar-se como uma autoridade em assuntos administrativos, ou de empreendedorismo, e de fato gerar conteúdo que auxilie seu público nisso, é uma ótima maneira de ganhar a confiança dele e ir além do marketing de franquias tradicional.
O segredo é aumentar a abrangência dos temas abordados, sem sair da esfera corporativa, profissional ou financeira. Algumas sugestões de tópicos:
Veja que não mencionamos nada sobre franquias, porém os assuntos têm conexão direta com pessoas pensando em empreender ou mudar de vida. Adapte essa ideia de acordo com o perfil dos seus franqueados, escolhendo temas de acordo com a maturidade que a maioria possui em cada questão.
Ao ter muito claro o perfil do seu cliente e uma maneira pública de conseguir seus emails de contato, uma ação de cold mailing pode ser extremamente poderosa.
Apesar do nome em inglês, não há muito mistério na técnica: trata-se do envio de emails para pessoas que ainda não tiveram contato direto com a sua marca. Especialmente após a adoção da LGPD, é necessário respeitar alguns parâmetros para que essa ação não seja mal vista ou, até mesmo, gere riscos jurídicos para a sua empresa.
Comece pensando em como será a mensagem. Lembre-se, essa pessoa não está esperando o seu contato, muito menos pediu por isso, então é importante evitar mensagens mais agressivas comercialmente. Uma boa opção é justamente utilizar seu conteúdo mais abrangente, posicionando-se como um produtor de conteúdo relevante para aquela pessoa.
Exemplo: “Fulano, você tem dificuldade para organizar suas finanças pessoais?”
No corpo do email você explica como essa é uma dificuldade comum e que você produziu um conteúdo com dicas simples, mas que são um bom começo para por a vida financeira nos trilhos.
Ao final, não esqueça de pedir para continuar a mandar atualizações e conteúdos como aquele no futuro. Essa ação é conhecida como “Opt-in” e é extremamente crucial para que você possa continuar o relacionamento com essas pessoas dentro da LGPD, sem falar que já separa as pessoas interessadas daquelas que não se engajaram com a sua proposta.
Algumas ferramentas que podem te ajudar com isso:
Indicamos que você teste diferentes tipos de texto, design do email, assunto e fontes de público, comparando os indicadores para saber o que está retornando melhores resultados.
Ok, você encontrou uma fonte de contatos, enviou o seu cold mailing, filtrou os interessados e agora? Uma newsletter é uma ótima maneira de manter-se em contato e gerar valor para eles!
Nela você pode compartilhar notícias da sua marca e mercado, os últimos posts do seu blog e, até mesmo, promoções comerciais que estejam acontecendo. Aqui o truque é equilibrar bem conteúdo educacional, ou de variedades, com promoções e campanhas comerciais. Aposte em primariamente gerar valor, com poucas, porém certeiras, chamadas para ação comercial, enquanto usa os demais tópicos para ganhar a confiança e gerar autoridade. Se possível, acompanhe quais tópicos estão gerando mais interesse
Uma ótima maneira de idealizar a sua newsletter é pegar referências no mercado. Não se limite apenas ao marketing de franquas, pesquise projetos de sucesso e identifique quais ingredientes combinam com o seu negócio. Aqui vão algumas referências que adoramos:
Precisando de uma ajudinha? Conte conosco! Mande uma mensagem nas nossas redes que será um prazer marcar um papo para te ajudar!
Fluxos de nutrição são o envio de informação consecutivo, normalmente por email, após o lead registrar interesse em um ou mais tópicos, onde o objetivo é educá-lo sobre o seu negócio. Fazendo assim, com que ele entenda cada vez melhor sua proposta de valor e os resultados que ele poderá obter. Além de despertar o interesse dos leads, ao trazer mais detalhes e elucidar eventuais dúvidas, você diminui seu ciclo de venda, uma vez que seu setor comercial atenderá pessoas mais prontas para fechar negócio. Tudo isso faz dos fluxos de nutrição uma técnica perfeita para o marketing de franquias.
Os fluxos de nutrição podem atuar em conjunto ou em paralelo à sua newsletter, com a diferença que o objetivo aqui já é mais comercial. Por isso, você pode e deve acompanhar de perto a interação de seus leads com esses emails, pois são elas que indicarão quais características da sua franquia mais chamaram atenção de cada pessoa, apontando o caminho para seu time comercial.
Essa é uma ferramenta essencial para o marketing de franquias, uma vez que automatiza o envio de e-mails de prospecção, função normalmente repetitiva e que tira tempo precioso do seu time de expansão.
Após enviar um newsletter, você identificou uma boa quantidade de pessoas que clicaram em um texto sobre como descomplicar os passos para empreender. Envie um email de prospecção que mostra as facilidades do seu processo de franqueamento, como o aplicativo Franco da Inside the Box, que acompanha o franqueado em cada etapa, entregando todas as informações que ele precisa para avançar em sua operação.
Semelhante ao Cold Mailing e a própria Newsletter, as principais ferramentas no mercado brasileiro que permitem este tipo de ação são RD Station Marketing e ActiveCampaign.
Executando estas ações com calma, por etapas e sempre atento aos resultados, você dará um upgrade no seu marketing de franquias e descobrirá o que melhor funciona para a SUA marca. Conte conosco nessa caminhada!