Sua empresa já faz campanhas, mas nem sempre você consegue planejar com antecedência e pensá-las de uma forma mais estratégica? É nisso que queremos te ajudar!
A rotina no varejo é muito dinâmica, trazendo a necessidade de sermos mais ágeis e precisos. Para suprir essa demanda, indicamos fazer um bom planejamento, através de uma visão 360°, pois a partir daí você terá clareza e sustentação sobre a forma com que você deve executar as ações.
As campanhas de varejo são ferramentas de marketing que têm como objetivo atrair consumidores e alavancar as vendas, utilizando-se principalmente de datas comemorativas. É um excelente meio para diminuir o estoque de produtos na loja, especialmente em períodos com fluxo de vendas mais baixo. Além disso, é uma ótima oportunidade para estreitar relacionamento com os clientes.
O calendário de varejo é o direcionador das campanhas. Ele é desenvolvido com base nas datas comemorativas anuais, ou seja, datas importantes para vendas e isso é o que vai servir de base para a construção do seu calendário de campanhas comerciais. Clique aqui e baixe o calendário de 2022.
Antes que você queira fazer tudo, é importante frisar que nem todas as datas irão servir para a sua marca. É necessário elencar as datas que fazem mais sentido para o perfil do seu público, segmento e posicionamento. Para além das datas comerciais estratégicas, portanto, vale pensar também nas campanhas pontuais, direcionadas para datas específicas, como feriados ou festas regionais.
Saiba que você não precisa trabalhar uma data só porque os concorrentes estão trabalhando, porém, esteja atento às movimentações e tendências do mercado, para não perder vendas em função de não estar seguindo algo que já seja aguardado pelo consumidor.
Ex.: você pode não querer entrar com grandes descontos na Black Friday mas, se essa data não estiver sendo considerada, pode ocorrer quedas nas vendas, pois o consumidor brasileiro espera o ano todo por esse período e já se acostumou com campanhas de grandes descontos. É uma forma que ele encontrou de antecipar as vendas de natal comprando com desconto.
Para auxiliar na escolha das datas mais importantes para a sua marca, considere:
Após avaliar as datas mais relevantes, é hora de montar o planejamento das campanhas. E, para que essa construção seja eficiente, estude com inteligência seus dados e acompanhe o comportamento do seu público. Somado a isso, estude e tente colocar em prática as 5 dicas abaixo:
Essa dica é essencial, pois não existe campanha de vendas sem produto na loja, não é mesmo? Por mais simples que pareça, existem muitos casos de campanhas falhas onde o motivo era a falta de produto.
Lembre-se: para cada ação que estiver em seu planejamento, tenha em mente o estoque de produtos que estão ligados a ela.
Além disso, programe o tempo que esses produtos estarão em loja. Caso cheguem antes, tente garantir que uma boa quantidade estará à disposição do cliente quando você ativar a campanha. É importante frisar que alguns grandes varejistas, chegam a deixar o produto bloqueado no estoque da loja para garantir a eficiência das ações.
Para cada ação planejada, escolha o grupo de produtos que estarão ligados a ela. Nem sempre será necessário você trabalhar com toda a coleção vigente.
Uma boa dica é antecipar esse planejamento na hora da venda para seu franqueado, através da criação de books de visual merchandising (guia de compra), onde constam indicações de produtos por período.
Além de promover o sell in, você estará impulsionando o sell out.
Existem campanhas que permitem desenvolvimento de produtos específicos para a data e questão, como, por exemplo, a própria Black Friday. Algumas empresas utilizam essa estratégia para conseguir acompanhar o período promocional e acabar com as matérias-primas em grande quantidade nos seus estoques.
Seja comercial! Crie estratégias que tenham como foco a venda. Prepare os franqueados e a equipe de vendas para executar da forma planejada e criar o encantamento do consumidor.
Pense na estratégia de descontos ou premiações. Interaja de uma forma leve, não divulgue nada que não possa garantir entregar. Pior do que não fazer é fazer mal feito. Campanha com falhas de execução ou com práticas comerciais enganosas podem gerar um buzz negativo e causar grandes consequências para a sua marca.
Ao planejar as campanhas, pense na interação entre marca e consumidor. O que faz sentido para criar um bom engajamento?
Pesquisas revelam que o consumidor está disposto a pagar mais em um produto quando a experiência de compra é satisfatória. Fazer uma estratégia de campanha de marketing assertiva irá garantir esse objetivo.
Pense na ação de uma forma integrada, trabalhando de uma forma completa em todos os seus canais de comunicação.
Um meio de garantir a eficiência da ação é divulgar corretamente. Ensine o seu franqueado a trabalhar a ação em loja. Capacite o time de vendedores para que a execução seja bem feita.
Uma dica é criar guias de cada campanha. Nesse material você pode indicar a forma de expor os materiais, como organizar os produtos, onde divulgar e mostrar as dinâmicas comerciais de cada ação proposta.
O resultado de uma campanha de varejo depende principalmente de uma boa comunicação entre os criadores e os responsáveis pela execução, ou seja, quem está na ponta fazendo o relacionamento com o consumidor.
Quando criamos uma campanha nosso objetivo, claramente, é obter o resultado positivo através da consolidação da venda. E, para que você consiga identificar esse resultado, é importante que utilize ferramentas que ajudem a medir o retorno sobre o investimento (ROI). O ROI significar retorno sobre o investimento e é medido da seguinte forma:
ROI: (Receita – Custo)/Custo x 100
Caso o resultado seja positivo significa que o retorno total superou a soma dos custos. Além do resultado em ganho, acompanhe o visual, parte que está relacionada ao branding de sua marca.
O gerenciamento de como os materiais de campanha estão sendo aplicados em loja pode ser feito através do nosso aplicativo.
Lembre-se que a experiência do cliente é muito importante para garantir a fidelização. Um guia visual bem feito auxilia nesse trabalho, pois permite criar um passo a passo de montagem e facilita a execução da campanha em loja.
Ao colocar em prática as dicas apresentadas você promove mudanças no dia a dia da sua loja, trazendo novidades, movimentação, melhorando a experiência do consumidor e gerando consequentemente o impulsionamento de suas vendas.
A Inside the Box preza pela agilidade e assertividade no seu planejamento e através do uso de tecnologia na gestão de franquias, você consegue uma excelente conexão entre franqueador e franqueado, facilitando o gerenciamento e a execução das campanhas. Em nosso aplicativo, o franqueado tem acesso a toda informação e materiais que você desenvolver, além de poder solicitar demandas para a rede franqueadora.
Quer saber mais sobre o nosso aplicativo? Acesse o nosso site ou agende uma conversa com nossos especialistas.
Escrito por Paula Silva da Rosa
Paula é Mestre em Administração, com MBA em Gestão de Marketing. Tem mais de 10 anos de experiência corporativa na área de Marketing e Varejo, tendo atuado em grandes marcas do Varejo e Indústrias de Moda, como Riachuelo, Grupo Kyly, Marisol e Grupo Marlan.