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CHECKLIST PARA VENDER ONLINE

O mundo online cresceu muito. Desde o primeiro ecommerce em 1992 até os dias atuais, adquirir produtos online tomou uma proporção que poucos canais além do varejo físico alcançaram. Por conta de todo esse crescimento (12% no Brasil), muitos lojistas tradicionais estão tentando criar um ecommerce.

O que poucos percebem, entretanto, é que há muito mais o que fazer além de ter um layout bonito. O mundo digital possui características diferentes do offline que podem causar barreiras para quem está acostumado com uma loja física.

Pensando no lojista pequeno que não tem conhecimento nesse mundo, hoje vamos passar um checklist bem objetivo ensinando como desenvolver um ecommerce. As barreiras podem ser muitas, mas com organização você consegue criar seu próprio negócio. Confere aí:

1. Estrutura

Definir a estrutura de sua loja virtual vai muito além do design do site. Cada item dessa lista daria um post inteiro para discutir.

– Layout (para computador e mobile)

– Plataforma

– Sistema anti fraude

– Checkout

– Frete e acompanhamento de entrega

– Sistema de pagamento

– ERP (dependendo do seu tamanho)

2. Marketing digital

No mundo físico, uma loja aberta no ponto certo pode ter sucesso sem investir em marketing. Se você tem fluxo na rua, possivelmente vai ter clientes na sua loja. No mundo digital as coisas não funcionam da mesma maneira. Não existe “ponto de alto fluxo” e você só atrai clientes investindo em marketing. Para isso, são duas as maneiras de abordagem:

– Longo prazo gratuito (SEO)

– Curto prazo e pago (AdWords, Facebook, Instagram, etc)

3. Atendimento ao cliente

Tal qual no mundo físico, uma loja online precisa se preocupar com atender bem seus clientes. Estabeleça canais de comunicação e atendimento com o seu cliente. Ele vai precisar eventualmente trocar uma peça, tirar dúvidas sobre o seu produto, etc. Uma maneira interessante é de prever as perguntas. Monte um FAQ e coloque o máximo de informações possíveis sobre o produto. Como opções de canal de atendimento você pode ter:

– Chat

– Telefone

– Email

4. Sistema de entrega

A loja digital possui na entrega seu maior gargalo. Uma peça que demora pra chegar ou um frete alto são constantemente fatores de perda de clientes. Tenha isso em vista e cogite, por exemplo, ter o frete grátis ou diluído no preço do produto. Pesquise bem fornecedores e tenha soluções que facilitem isso.

5. Diferencial

Imagine que no mundo digital, todas as lojas do mundo estão na mesma rua. Um cliente pode sair da sua loja e ir para a do lado em poucos minutos. Tendo essa realidade em vista, é fundamental que o lojista saiba qual vai ser seu diferencial perante o mercado. Se isso já é muito importante no mundo físico, no digital é fator de sobrevivência.

 

Cada item dessa lista poderia ser um post inteiro por si só e ainda poderíamos listar outros pontos ainda relevantes. De fato, são muitos os detalhes na hora de fazer seu ecommerce, mas com o foco correto você pode descobrir o caminho para o sucesso nesse canal. Deixe aqui nos comentários suas dúvidas ou envie um email que podemos conversar.

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