TURNOVER NO VAREJO

Pesquisando na internet novos assuntos para o blog me deparei com a seguinte notícia no site da Fecomércio: “Varejo paulista abre mais de 15 mil postos de trabalho em novembro” depois de uma breve lida me deparei com uma questão, foram necessárias mais de 80 mil contratações para que esses 15 mil novos postos de trabalho fossem criados, ou seja cerca de 70 mil funcionários foram demitidos.

Esse contrassenso acontece pelo fato da grande dificuldade enfrentada pelos varejistas em reter os seus colaboradores. O comércio historicamente encontra essa dificuldade e atualmente é o setor com o maior turnover do país

Fazendo um exercício simples de memória, se você estivesse desempregado e sem grandes competências profissionais, onde você começaria a procurar um emprego?

Aposto com você que procurar por vagas de vendedor de loja está pelo menos no seu top 3. 

Essas vagas são vistas pelos funcionários geralmente como um emprego temporário ou uma forma de garantir uma renda extra. Tal cultura faz com que a maioria das empresas do setor varejista não tenha uma ampla preocupação com a retenção dos funcionários, uma vez que não faz sentido treinar um funcionário que provavelmente vai sair da empresa em meses. O resultado são vendedores menos treinados, que fazem menos vendas e que logo são demitidos ou se demitem. 

Treine seus vendedores com frequência

O treinamento em lojas existe porém é feito de forma errada, pois ele não é constante, a curva de esquecimento criada por Hermann Ebbinghaus mostra que esquecemos muito rápido o que aprendemos e para aumentar a  retenção de informações devemos ver com frequência os conteúdos. 

Quando se fala no treinamento de vendedores, esse é feito através de palestras e cursos, que acontecem em períodos muito distantes. Para que os vendedores de fato aprendam eles precisam estar sempre em contato com treinamentos, mandar vídeos curtos e fotos semanalmente no celular dos seus vendedores pode ser uma solução.

Meritocracia

Pior do que perder funcionários é perder bons funcionários, a premiação por desempenho apesar de ter um certo custo é muito importante para a retenção de funcionários. O seu funcionamento é ainda melhor quando você consegue medir o esforço e resultado dos seus vendedores com precisão, assim ninguém se sente injustiçado.

Além de diminuir o turnover a premiação por resultado pode influenciar no melhor desempenho dos seus vendedores, e pode ser usada como trunfo em períodos de venda baixa.

Crie um ambiente melhor

Os funcionários de uma loja tem como principal função oferecer uma boa experiência aos clientes, para que estes comprem mais. Com os funcionários não é diferente, sem uma boa experiência eles ficam menos dispostos a continuar na sua empresa quando surgem outras oportunidades. 

Por isso você deve investir na boa experiência para os seus vendedores, os dois itens acima citados já tem uma certa influência na boa experiência. Além disso, ter um canal de comunicação eficiente com o seu vendedor, para resolver os problemas que ele estiver enfrentando, e fazer com que os vendedores se sintam importantes na empresa, como passar os seus valores, o crescimento e até as dificuldades da empresa ajudam nesse ponto.

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