Inside the Box | [SEM DA DIG] CONVENÇÃO
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[SEM DA DIG] CONVENÇÃO

Acho a atividade de vendas de campo muito similar a um jogo de futebol. Durante 45 minutos o time joga e o técnico pode no máximo orientar à distância. Assim como no futebol o técnico possui um intervalo para se aproximar e dar as instruções para a próxima etapa, após uma coleção o gestor comercial possui na convenção essa função. Aquelas poucas horas de contato presencial servem como uma preciosa ferramenta para motivar, explicar erros e encontrar o caminho do que está por vir.

Manter os representantes conectados com a marca durante esse período difícil de isolamento social já está sendo um desafio. Fazer a convenção de vendas, então, se tornou um caso perdido para muitas marcas. A presença física já não é mais opção e as convenções parecem ter perdido sentido, porém não necessidade.

No post de hoje queremos mostrar que as convenções podem ser feitas de maneira remota. A melhor notícia é que isso pode significar aumento de qualidade desse tão importante momento. Confere aí!

Novos objetivos de uma convenção

Evitar o cancelamento das convenções pode parecer uma tarefa impossível, mas tentar manter a maioria das reuniões e convenções marcadas dá às marcas uma vantagem para o momento que o distanciamento social não for mais necessário. O objetivo, entretanto, é identificar quais os reais e principais objetivos de uma convenção de vendas. Os mais comuns costumam ser:

  • Revisão de metas;
  • Apresentação de resultados;
  • Lançamento de produtos;
  • Apresentação da estratégia para a próxima coleção.

Quais os seus principais objetivos? Quais deles PRECISAM ser atingidos de maneira presencial?

Faça transmissões online

Hoje muitas empresas fazem grandes convenções presenciais a cada 3 ou 4 meses, outras fazem com mais frequência, a cada mês ou semana. Independente da sua estratégia, fazer uma reunião ao vivo costuma ser fundamental. Ao vivo, entretanto não significa necessariamente uma reunião presencial e por muitas vezes uma ferramenta de transmissão online pode ser um aliado poderoso.

Separei 3 aplicativos que podem ajudar:

Google Hangouts Meet

Essa é a ferramenta que utilizamos no nosso dia a dia aqui na Inside. Recentemente foi anunciado que até o dia 1 julho todos os recursos premium da plataforma estarão disponíveis. São eles: reuniões com até 250 pessoas, transmissões ao vivo para até 100 mil pessoas e gravações de reuniões com integração com o Google Drive. Dessa forma qualquer convenção ou reunião dentro da empresa pode ser realizada pelo Meet.

WebinarJam

Como o próprio nome da plataforma diz, a WebinarJam serve para realizar webinários, sendo assim ela possui algumas funções mais especificas para webinários, como sistema de inscrição, pesquisas pós inscrição, notificação por emails e sms, enquetes e estatísticas. Por serem ferramentas muito especificas o WebinarJam é pago, mas se a empresa pretende ter convenções bem profissionais a plataforma se torna um grande diferencial.

Youtube

Outra forma é utilizar o próprio Youtube, todo mundo já está acostumado com a plataforma e pode ser uma possibilidade para ter menos problemas de perder alguém no meio do caminho. Porém os videos ao vivo pelo Youtube perdem no fato de não terem os recursos mais profissionais que apontei das outras plataformas, mas quem sabe um teste é valido.

Fuja do Whatsapp 

Evite o uso do Whatsapp ao máximo, o ideal é que a comunicação por essa plataforma seja feita nos momentos de descanso, para jogar conversa fora e se distrair. De forma alguma estou dizendo para você não ter um grupo com os seus representantes, apenas não faça dessa ferramenta a comunicação oficial.

Utilize alguma ferramenta de comunicação interna, aqui na Inside nós usamos o Slack, por lá temos um chat com todos da empresa, e um chat para cada área da empresa, assim todos podem se comunicar sobre assuntos específicos. Dessa forma você pode criar chats específicos para cada região do país e fazer uma comunicação mais dinâmica com os seus representantes.

O uso combinado do Slack com as ferramentas como Google Drive e Google Forms, pode ajudar tanto no compartilhamento de arquivos pesados com todos os representantes como com pesquisas, proporcionando dados importantes para tomar decisões.

Materiais interativos

Por fim é interessante utilizar alguma plataforma interativa, para compartilhas conteúdos e ter um relacionamento mais diário com os seus representantes.

Aqui na Inside nossos clientes estão aproveitando esse momento de pausa para aumentar ainda mais a comunicação com os seus representantes e lojistas através da nossa plataforma. Por ela eles estão mantendo todos atualizados sobre as noticiais que impactam o mercado e disponibilizando dicas e treinamentos específicos sobre o atual momento. Além disso estão realizando pesquisas junto aos usuários para detectar a situação de cada ponto de venda.

Na nossa plataforma, também, é possível o lançamento de materiais desenvolvidos para a convenção, além do acompanhamento das ações traçadas em tempo real. O dinamismo de um aplicativo não substitui a interação física, mas potencializa uma convenção remota.

Sabemos da importância de manter todos firmes durante esse período de crise e espero que esse conteúdo tenha ajudado no processo de implementação de um novo ritmo de trabalho.

Obrigado por acompanhar até aqui. Até o próximo post!

1 Comment
  • Ronaldo Melo
    Posted at 15:24h, 24 março Responder

    Olá time da Inside!!!! muito bom os pontos elencados,devemos passar por esta etapa de nossas vidas, buscando adaptar-mos ao novo.

    Forte Abraço

    Caza Fashion

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