Inside the Box | [SEM DA DIG] HOME OFFICE
16309
post-template-default,single,single-post,postid-16309,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-theme-ver-17.0,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5,vc_responsive

[SEM DA DIG] HOME OFFICE

Bem vindo ao primeiro post da Semana da digitalização do Varejo

Até a próxima sexta feira vamos falar sobre soluções digitais como ferramenta para o Varejista fugir da crise do Coronavírus.

Hoje vamos falar sobre Home Office!

O atual momento do mundo está fazendo com que muitas empresas tenham que optar pelo home office como ferramenta para dar continuidade nos negócios. Principalmente num ambiente tipicamente offline como o varejo, contudo, são poucas as empresas acostumadas com a prática. Por conta disso, nosso primeiro material na Semana da Digitalização será sobre esse tema.

Vamos as dicas!

1. Tenha uma agenda completa

A grande maioria das pessoas acha que na agenda nós devemos colocar apenas os compromissos grandes, ou seja reuniões, visitas a clientes ou qualquer coisa que passe de 1 hora, essa atitude é um grande equívoco. A agenda não deve servir apenas como um lembrete de que você tem que ir até tal local ou ligar para alguém, ela deve guiar todos os seus passos, então anote tudo que você tem que fazer, mesmo sendo uma atividade de poucos minutos. 

A melhor coisa de fazer home office é poder ficar no conforto do seu lar, e a pior coisa de fazer home office é ficar no conforto do seu lar. Seus hábitos em casa e as pessoas ao seu redor podem te levar a acreditar que você não estará trabalhando. Ter uma agenda rígida e completa te “leva de volta ao escritório”. Converse, portanto, com os seus familiares e amigos, e caso necessário compartilhe a sua agenda com eles. 

Insight 1: Aproveite esse período de confinamento para anotar tudo na sua agenda, e educar tanto você quanto os seus familiares sobre os seus horários

2. Você deve se concentrar

Concentração é a segunda grande dificuldade enfrentada no home office. Isso acontece por você estar sozinho, pela sua cama à poucos metros de distância ou pelo fato simples fato de que tudo que te rodeia foi propositalmente comprado para “te distrair”. Disciplina e home office são palavras que andam juntas.

A primeira coisa a se fazer é se livrar do celular, tente ao máximo passar as suas atividades realizadas pelo celular para serem feitas pelo computador, isso porque as notificações e a liberdade que o celular te proporcionam vão te fazer cair em tentação e quando você menos esperar você vai estar no youtube vendo um video de como transformar seus mil reais em um milhão (Betina mandou abraço). Se não consegue só ignorar, deixa o celular longe de você e no silencioso.

Se livrou do celular? Agora você precisa produzir!

Um dos melhores métodos de produtividade e o que mais uso no home office é o Pomodoro, que consiste em realizar ciclos que intercalam bons minutos de concentração intensa no trabalho e 5 minutos de descanso, dessa forma o seu cérebro não entra em exaustão rapidamente e você tem tempos de descanso para poder fazer o que quiser,  a cada pausa você sente a liberdade e a sensação de não estar trabalhando, isso é mágico, nos próximos 25 minutos você vai estar voando em produtividade novamente.

Para ajudar você a realizar esse método sem se perder no tempo eu indico a extensão do Google chamada “Marinara: Assistente Pomodoro” ela avisa você a cada 25 minutos de trabalho que deve ser feita uma pausa de 5 minutos, e a cada 4 concentrações ela cria um cronômetro de 15 minutos de descanso, para você relaxar um pouco mais. 

Insight 2: Utilize o método Pomodoro e aumente a sua produtividade.

3. Escute música

Aqui está um passo importante, trabalhar em casa é sinônimo de barulho, criança chorando, cachorro latindo, a obra do vizinho que nunca acaba, a não ser que você coloque um fone e uma música bem alta essas distrações vão te atrapalhar. Além de evitar que você tenha distrações escutar música faz você ter menos pensamentos difusos surgindo na sua mente, porém que música ouvir?

Já pesquisei muito sobre qual tipo de música escutar durante o trabalho, e isso vai de pessoa pra pessoa, e também varia de momento, às vezes me pego escutando música clássica e produzindo muito, porém no outro dia a música clássica já não funciona mais, me obrigando a colocar uma playlist de música eletrônica, a única coisa que importa é não ter letra, o estilo de música é você que sabe.

Atualmente tenho trabalhado escutando lives no youtube de Relaxing Jazz, sim existem vídeos de música ao vivo tocando 24 horas por dia, uma ótima forma de burlar as propagandas do Youtube. 

Segue o link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC7bX_RrH3zbdp5V4j5umGgw

Insight 3: Escute músicas sem letra para aumentar o seu foco.

4. Email limpo não é sinônimo de produtividade

Quem nunca se enganou respondendo todos os emails como forma de dizer que o dia foi produtivo? 

A não ser que você trabalhe com suporte ao cliente, responder emails assim que eles chegarem pode ser um tiro no pé. Seguindo a primeira dica desse post se você recebe emails todos os dias você deve ter na sua agenda um horário específico para responder os seus emails.

Se alguém te mandou um email provavelmente aquilo não é muito urgente, se fosse teria mandado uma mensagem no whatsapp ou até mesmo feito uma ligação, por isso o mais correto é deixar para responder seus emails em um horário fixo, dessa forma você define quanto tempo você vai perder respondendo emails.  

Insight 4: Tenha um horário fixo para responder seus emails 

5. Crie um escritório improvisado

Fazer home office traz muita briga interna, seu cérebro o tempo todo vai querer deixar o seu trabalho com menos cara de trabalho, você deve lutar contra isso, por isso você deve trabalhar em uma mesa com uma cadeira confortável e se possível com uma roupa que lembre o seu trabalho, ou seja não fique de pijama o dia todo. Trabalho é trabalho.

Insight 5: Você deve se sentir no trabalho, crie o ambiente para isso.

6. Seja no mínimo saudável

Essa dica na verdade não é só para o período de home office. Principalmente para quem fica muito tempo sentado trabalhando fazer exercício é essencial para evitar diversos problemas de saúde. Além disso de acordo com a OMS se alimentar bem pode aumentar em 20% o nível de produtividade.

Mas durante o isolamento social que muitos de nós seremos obrigados a passar, fazer exercícios é essencial tanto para a saúde física quanto mental. Pode ser um grande desafio, mas são inúmeros os apps e contas do Instagram que oferecem dicas de exercícios para serem feitos em casa.

Uma boa dica é o extremamente popular App Seven – Treino de 7 minutos

Insight 6: Mantenha práticas saudáveis para evitar estresse e problemas de saúde. 

7. Organize tarefas

Trabalhar sem algum supervisor pode muitas vezes ser um problema para alguns, isso porque todos precisamos de um norte, saber o que fazer. Por conta disso, para ter um bom rendimento no trabalho em casa, além de ter uma agenda muito bem estruturada você deve ter uma lista de tarefas baseada em grau de importância. Dessa maneira as tarefas mais importantes serão priorizadas.

Uma ferramenta que utilizamos muito na Inside e pode ser implementada em qualquer empresa é o Trello. Através dele você pode organizar todas as atividades de maneira interativa e clara. Assim cada pessoa sabe quais atividades tem que realizar, e cada grupo sabe o que está sendo feito por todos.

Insight 7: Anote tudo que você precisa fazer e de prioridade ao que realmente importa

Essas são as nossas dicas para você render no trabalho em casa, tenho certeza que seguindo esses passos você vai alcançar muita produtividade e quando essa crise passar você e sua empresa estarão muito mais tranquilos.

Obrigado por acompanhar até aqui, até o próximo post!

Fique em casa

6 Comments
  • Ronaldo Almeida
    Posted at 12:27h, 22 março Responder

    Parabéns pela iniciativa
    Adorei o conteúdo

    • Eugenio Prudencio
      Posted at 13:09h, 22 março Responder

      Obrigado Ronaldo. O que precisar pode contar com a nossa equipe!

      Abraços

      Equipe Inside the Box

  • Ronaldo Melo
    Posted at 14:45h, 23 março Responder

    parabéns, com certeza evoluiremos muito mais, depois desta crise sanitária.

  • Andreas
    Posted at 08:10h, 24 março Responder

    Great tip!

  • Alexandre
    Posted at 17:56h, 03 abril Responder

    Muito bom… Ótimas dicas!!

    • Eugenio Prudencio
      Posted at 09:09h, 06 abril Responder

      Muito obrigado Alexandre. Espero que nossas dicas ajudem você a ser ainda mais produtivo nesse período!!

Post A Comment