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[SEM DA DIG] REDES SOCIAIS

A reclusão está obrigando lojas, representantes e marcas a se afastarem fisicamente dos seus clientes. Essa é uma barreira que em muitos casos será impossível de quebrar.

Em paralelo, isso tem causado muitas mudanças no nosso dia a dia. As pessoas estão assistindo mais filmes, séries e sobretudo acompanhando as redes sociais. 80% das pessoas estão usando mais os seus Smartphones nesse período, e essa mudança de habito criou até mesmo um aumento marcante nas transmissões ao vivo pelo Instagram.

Permanecer presente no dia a dia do cliente é um dos fatores fundamentais de sobrevivência para qualquer loja. É para isso que as empresas fazem marketing, para serem lembradas. Se num período normal isso já é importante, no pós isolamento será ainda mais. Após o fim desse período, a briga pelo cliente será agressiva e disputada em todas as esferas (preço, produto, comodidade, etc). Estar presente no dia a dia dele hoje faz com que você saia na frente para esse segundo momento.

Nesse post quero reunir algumas dicas para você turbinar o seu engajamento e continuar aparecendo para os seus clientes mesmo com as lojas fechadas.

Plante agora para colher depois!

Vamos as dicas:

Apareça

Sabe uma diferença no marketing muito grande que veio com as redes sociais? A pessoalidade. Antigamente para ser mais pessoal, as marcas contratavam alguém que “estava no seu dia a dia” como um ator. Hoje isso é possível para qualquer pessoa. Posts com uma pessoa normal aparecendo e falando com a câmera possuem mais engajamento que propagandas.

Essa talvez seja difícil de cumprir pelo fato que a maioria das pessoas tem vergonha de aparecer nas redes sociais. Entenda, se você ou algum funcionário aparecer a sua marca vai ter uma cara, vai ser baseada em alguém e assim seus seguidores irão interagir com essa pessoa.

Para perder a vergonha comece aos poucos, comece com fotos apresentando você e sua equipe, dando ênfase na pessoa que vai aparecer com mais frequência. Outra estratégia é não focar em ficar perfeito, se você fizer um vídeo e não ter certeza se ficou bom poste mesmo assim, com o tempo você vai pegando o jeito, e só pelo fato de aparecer você já terá muitos ganhos.

Fale sobre o seu produto

As pessoas adoram saber os bastidores das coisas. Não seja aquela loja que só posta foto do produto com o preço ou o link do site. Aproveite para falar sobre os seus produtos com mais profundidade. Mostre a sua produção, os detalhes que fazem a sua marca especial e as diversas maneiras de usar seus produtos.

Ser o mais aberto possível nesse momento de reclusão é o que vai aproximar você do seu publico. Outra forma de fazer isso é falar abertamente como esse momento está impactando a sua empresa e o que vocês estão fazendo para melhorar ou ajudar quem está precisando.

Faça parcerias

Grandes marcas realizam parcerias com modelos e atrizes famosas, sim essa estratégia pode ser muito positiva. Mas se você for um lojista talvez não tenha orçamento suficiente para tal. Porém, isso não impede o investimento em influencers. Para lojas menores, uma boa estratégia pode ser investir em parcerias com as ditas microinfluencers. São pessoas que tem um publico pequeno, porém muito bem segmentado. Essas contas possuem uma ótima interação com o publico, que geralmente é muito engajado.

As ideias são infinitas quando se trata de parceria. Essa semana por exemplo, a Colcci transmitiu uma aula de automaquiagem ao vivo realizada por uma influencer famosa no mundo da moda. Nas redes sociais não existe regra sobre o que falar. Nesse momento os usuários tem preferido assistir conteúdos mais leves para descontrair e ficar com a mente leve, quem criar esse tipo de conteúdo certamente manterá o seu publico.

Obrigado por acompanhar até aqui. Antes quero deixar um recado para você. Saiba que as coisas tem mudado rapidamente, o que pareceu um bom conteúdo ontem pode não ser o melhor hoje. Por isso, fique sempre de olho nas notícias e nas conversas e considere o contexto antes de transmitir qualquer conteúdo. Dependendo do tema, as vezes não vale a pena entrar. Foque em gerar conteúdo leve e que gere positividade, fuja de debates políticos e de falar diretamente dos problemas relacionados a crise.

Um grande abraço!

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