[SEM DA DIG] GESTÃO

O ultimo post da semana da Semana da Digitalização é a cereja no bolo. Na verdade, esse processo acreditamos ser fundamental para passar pela crise de saúde e economia que nos cerca. Não existe negócio sustentável no longo prazo se esse não possuir uma gestão financeira eficiente.

O post de hoje, contudo, não vai tratar só de ferramentas digitais. Para conseguir ter uma boa gestão financeira, você precisa ter alguns pontos bem construídos.

Vamos abordar, então, quais as principais estratégias financeiras você precisa ter desenvolvido no seu negócio e se você possuir tudo bem redondinho, pule para a parte das ferramentas.

Vamos lá!

Gestão financeira

Um pequeno negócio possui uma complexidade financeira relativamente pequena. Para ter sua empresa organizada, é importante que você faça poucas previsões e com detalhes mais amplos. Apesar dessa simplicidade, é fundamental que você possua tudo organizado com o objetivo de ter para onde correr num momento de crise.

Conhecemos muitas lojas que fazem somente a gestão contábil e num momento como o de agora não sabem onde nem se podem cortar algum custo. Por conta disso, nossa primeira pergunta é “Você possui um orçamento bem desenhado?”

Se isso soar difícil de ser respondido, não se preocupe. Vamos tentar deixar mais claro. Comece respondendo as perguntas abaixo:

  1. Quanto de caixa você possui disponível hoje?
  2. Em quanto tempo esse caixa acaba se você não possuir nenhuma receita
  3. Quais seus maiores custos e quais você pode cortar?

Saber a saúde do seu caixa, estoque, pagamentos, etc é o básico que transforma uma empresa. Para fazer isso, você não precisa de grandes ferramentas e/ou técnicas. Ser organizado já é um grande trunfo nesse tema e você pode fazer isso através de diversas frentes. Uma planilha de excel já pode resolver esse problema.

Ferramentas de Gestão Financeira

A tecnologia popularizou o acesso a sistemas financeiros e de gestão e se você possui um orçamento organizado e sente que pode e deve dar o próximo passo, vamos deixar aqui embaixo algumas sugestões de ferramenta que te ajudam nessa.

Vamos as ferramentas:

Conta azul

Principal no mercado, a Conta Azul é completa, com ela é possível realizar a gestão  financeira completa da sua empresa, além de gestão de vendas e estoque, com direito a diversas integrações.

QuickBooks

O QuickBooks  é um software completo quando se fala de controle financeiro. Através dele é possível emitir notas fiscais, fazer o controle de estoques, acompanhar as horas de trabalho, monitorar o orçamento previsto e realizado.

Omie

O Omie é um gerenciador financeiro para empresas que proporciona um sistema online de gestão rico em funções, tais como controle de contas a pagar e receber, central de controle de inadimplência.

Com uma dessas plataformas e com o conhecimento sobre o seu negocio é possível cortar gastos menos necessários. Nesse momento nossa dica é traçar cenários. Faça um pessimista imaginando que a empresa fica totalmente sem receita por um período longo; outro considerando uma receita média pelo mesmo período e, por fim, outro cenário considerando uma retomada rápida.

Com base nesses três cenários aconselhamos considerar sempre a pessimista e trabalhar seus custos com base nela. Isso significa que um gasto não muito necessário deve ser cortado ou renegociado. Muitas empresas por exemplo tem negociado o aluguel comercial, isso porque o faturamento tem caído muito e o aluguel geralmente corresponde a uma grande parte do faturamento de uma pequena empresa. Saber onde você pode cortar os gastos é essencial!

Esperamos que a Semana da Digitalização tenha trazido bons ensinamentos para você e seu empresa. Acreditamos que você terá ótimos resultados colocando esses ensinamentos em pratica. Vamos continuar falando sobre Varejo por aqui e por nossas outras rede sociais, e desejamos boa sorte nessa caminhada que está por vim. Sucesso!

Um grande abraço de toda a equipe Inside the Box!

 

No Comments

Post A Comment