Inside the Box | [SEM DA DIG] TREINAMENTO
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[SEM DA DIG] TREINAMENTO

Ao longo dessa semana compartilhamos vários posts sobre a Digitalização do Varejo (se ainda não leu esses posts vá na pagina principal do nosso blog e leia, você não vai se arrepender) a principal ideia que passamos foi que o Varejo não pode parar, ou seja temos que continuar trabalhando da maneira que pudermos.

Por isso, o post de hoje é sobre outra maneira de “amolar seu machado” para quando as coisas voltarem ao normal. Se as suas lojas estão fechadas e os seus vendedores estão impossibilitados de vender, invista em treinamentos. Essa é uma ótima oportunidade, aproveitar o tempo ocioso e criar uma equipe de vendedores extremamente qualificada.

Como lidamos diretamente com treinamento remoto nos pontos de venda, acreditamos que podemos passar um pouco da experiência e os aprendizados que construímos junto dos nosso clientes e parceiros. Durante o processo de implementação dos treinamentos três elementos se mostraram como os mais importantes, e por isso acreditamos que sejam os pontos que devem ser focados nos treinamentos.

Os 3 elementos são:

Produto

Grande parte da importância do vendedor está no seu conhecimento dos produtos. Esse conhecimento permite por exemplo, que o vendedor indique o produto adequado para cada tipo de cliente. Muitas vendas podem ser perdidas pela falta de conhecimento do vendedor em relação aos produtos da sua marca.

Por isso, transforme os seus vendedores em verdadeiros especialistas sobre os seus produtos, crie treinamentos com a ajuda dos seus especialistas em produto com o foco na apresentação dos principais atributos. Oferecendo esse tipo de treinamento vai possibilitar que ao fim da quarentena a sua marca tenha muitos especialistas em produto na equipe de vendedores!

Venda

A rotatividade no mercado Varejista é muito alta, e isso impede que os novos vendedores, geralmente inexperientes, apreendam de fato como se vende. Por isso, de atenção aos conhecimentos básicos de venda. Percebemos que a aprendizagem dos conceitos fundamentais de vendas trazem grandes resultados, pois pouco são usadas pelos vendedores tradicionais. Ensinar seus vendedores a vender pode fazer com que as suas vendas depois da crise sejam ainda maiores do que antes da crise.

Experiência

A palavra do Varejo desse ano tem sido experiência. Por aqui já compartilhamos muito conteúdo sobre experiência, inclusive esse foi um dos pontos mais abordados na NFR 2020. Por isso, treinamentos que criem padrões de atendimento e processos de loja ajudam muito a criar uma cara para os seus pontos de venda. Abordar essas estratégias focadas em experiência pode gerar grandes frutos e fazer a sua empresa caminhar para o Varejo Omnichannel.

Ter esses 3 pontos como foco no treinamento pode gerar grandes resultados na sua operação. Criar treinamentos não precisa ser uma pedra no sapato. Ao longo do tempo percebemos que os lojistas tendem a receber melhor abordagens diretas e sem uso de muitos recursos de gravação. Por isso, foque no conteúdo, pois videos simples, por vezes amadores são muito melhores, pois trazem sensação de proximidade com o vendedor.

Agora você só precisa saber como passar esses treinamentos, aconselhamos passar os conteúdos através de uma unica plataforma, e manter o contato por essa. Isso evitará confusão.

Qual plataforma usar?

Ter uma conta no Instagram ou então um grupo no Facebook pode ser uma forma de passar os treinamentos para seus colaboradores. Outra forma pode ser feita através de aplicativos de comunicação, como Whatsapp e Telegram. Ambos, permitem a criação de grupos e o enviou de materiais. Porém utilizar aplicativos como esse pode trazer uma certa distração, isso porque uma vez dentro desses aplicativos o vendedor fica sob o risco de consumir outros conteúdos, e muitas vezes não vê como uma obrigação.

Por isso, nosso clientes tem aproveitado muito o uso da nossa plataforma para crescer muito em engajamento. Os números de engajamento crescem semana a semana após o inicio da implantação do nosso sistema. Além disso o uso do nosso aplicativo tem sido muito benéfico para outras atividades além de treinamentos. Dessa forma, o retorno tem sido ainda maior, e ele se torna um guia diário para lojistas e vendedores.

Acreditamos que implantar um processo de treinamento durante a quarentena é um dos melhores investimentos que uma marca pode fazer. As possibilidades de crescimento e melhor visão por parte de lojistas, vendedores e clientes é infinita. Espero que essas dicas tenham sido uteis a você, e nós da equipe Inside the Box estamos abertos para ajudar, chama a gente!

Um grande abraço e continue em casa!

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