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[SEM DA DIG] VENDAS ONLINE

Abrir a possibilidade de mudar a sua operação física e passar a também vender online é um grande passo não só para o momento de crise, mas para o dia a dia de qualquer loja. Quando tudo estiver normalizado ter uma frente online pode te proporcionar alcançar clientes que você nunca imaginou ter.

De qualquer maneira, nesse momento de crise a venda online pode ser uma ótima (e talvez única) alternativa para lojas. A confusão que muitos fazem é de que vender online não necessariamente significa ter um ecommerce. Não é apenas fotografar produtos e anunciar na internet. Existem muitas maneiras de vende online e é sobre isso que vamos falar hoje. Vou te passar os 3 passos essenciais que trarão bons resultados para a sua loja vender na internet. Confere aí!

1. Entrega

Essa é uma duvida que muitas das que lojas entraram em contato conosco tiveram. O que fazer se no seu estado as entregas por correios e por transportadora foram restringidas?

Uma boa alternativa para continuar gerando caixa é vender Vale Presente com desconto, por exemplo venda um vale de 100 reais com desconto de 20%, assim você vai receber 80 reais e quando as vendas voltarem ao normal o seu cliente vai comprar uma peça de 100 reais gastando apenas 80. Isso vai incentivar a compra e vai proporcionar um fôlego maior no seu caixa.

Essa é uma medida apenas para continuar gerando caixa para a empresa. Caso a sua loja tenha uma reserva para sobreviver por 2 ou 3 meses sem vender, talvez parar de vender seja uma alternativa. Além disso, se houve a alternativa da entrega essa deve ser priorizada.

2. Ferramentas

Escolher a ferramenta é fundamental para o sucesso da sua estratégia. Como falamos, venda online não precisa ser feita por ecommerce. E nesse passo vamos apresentar 4 ótimas ferramentas para vender online. Uma dica legal, é que todas podem ser usadas em conjunto. Não é uma competição da melhor plataforma.

Instagram

O Instagram é a rede social queridinha do brasileiro, o número de pessoas que compram através da rede tem crescido muito nos últimos anos e se a sua loja não tem um Instagram você já está para trás. Mesmo que você não foque em vender pelo Instagram ter um é o certificado de que a sua loja existe na internet.

Aqui vai uma dica pra quem tem pouca familiaridade com o Instagram, recomendo um curso da Udemy com um preço super barato e que pode te ajudar muito. É só entrar nesse link: www.udemy.com/course/curso-instagram/

Marketplace

Vender através de um é uma boa estratégia para quem tem pouca atuação no mundo online, isso porque os marketplaces funcionam como um supermercado, lá você oferece os seus produtos e a ferramenta os clientes. Boas opções para começar são Mercado Livre, Americanas, Amazon e Olx.

Site 

Você pode aproveitar o tempo extra que você está tendo e criar uma loja online. Duas ótimas ferramentas e que atendem muito bem a maioria das empresas que vendem online são a Loja Integrada e o Iluria. As duas plataformas possuem planos muito acessíveis e são muito intuitivas. Sair dessa crise com um site certamente será um grande diferencial.

Whatsapp Business

Se você já possui o contato dos seus clientes atuais uma boa forma de começar a vender é através do Whatsapp Business, isso porque pelo Whatsapp você pode segmentar muito bem os seus clientes e manter uma relação bem próxima.

Se você ainda não conhece o Whatsapp Business e quer dar os primeiros passos recomendamos um material feito pela We Representações, escritório de representação catarinense que faz um excelente trabalho com mídias digitais. Para acessar clique aqui.

3. Segmentação

Diferente da loja física, oferecer muitos produtos pode ser ruim para os resultado das vendas. Isso se da pelo fato que na loja online quando um cliente entra ele está a um clique de sair. E por isso poucos produtos tem que ser ofertados para que o cliente não se percam nas opções.

Para facilitar ainda mais a escolha dos produtos você deve escolher quem serão os seus clientes, ter um perfil bem delimitado de cliente permite que você saiba exatamente quais são os produtos que você deve ofertar.

EXTRA: Promoções

Uma diferença muito grande nesse momento é que você está fazendo ações pontuais para gerar caixa. No desenvolvimento de uma loja virtual você precisa se preocupar com ofertar muitos produtos. No caso atual, contudo, você precisa FOCAR.

Faça uma triagem de produtos quentes que possam gerar alto interesse e oferte eles. Da mesma maneira, separe produtos que possuem boa margem e faça promoções. Não confunda seu cliente ofertando muitos produtos, ao invés disso é necessário ser cirúrgico e fazer a oferta de poucos produtos que possuem alta atratividade.

Obrigado por acompanhar até aqui

Abraços e fique em casa!

 

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